Treinamento

Treinar para quê? Já nasci sabendo.

Acredito que todos os leitores têm um amigo ou conhecido que reclama que não tem emprego ou que não são promovidos há anos. Entretanto, se forem questionados sobre quando foi que fizeram seu ultimo treinamento ou reciclagem é provável que seja há muito tempo. Segundo o Comandante Rolim (ex-CEO da TAM), “treinar é caro, não treinar é muito mais caro”. Quando você investe em um carro, celular, roupa, qualquer bem tangível, a sensação que se tem é de ganho, poder de compra, pois adquiriu um bem de uso imediato; entretanto quando falamos em treinamento e desenvolvimento, o retorno é sentido no médio e longo prazos, e muitas vezes de forma indireta; assim, sentimos que podemos deixar para um outro momento.

Quando necessitamos de mais conhecimento, de ferramentas para assumirmos novas responsabilidades ou novos desafios, nos falta conhecimento suficiente para tal. Quando vemos um jogador de futebol em campo, temos a sensação de que é pouco complexo o trabalho dele, ou mesmo que aquilo nem se parece com trabalho e sim diversão. Para que eles, mesmo tendo o “dom”  da arte de jogar futebol, eles passam a semana toda em treinamentos de estratégia, treinamento físico, tático, psicológico, prático etc. O nosso “Mão Santa”, o jogador de basquete Oscar Schmidt, diz em suas palestras que após os treinos ele ainda lançava mais 500 vezes a bola para a cesta, assim que adquiriu esse nome, que de milagroso não tem nada, apenas treino e dedicação.

É inegável o talento do Tiger Woods, o maior golfista de toda a história e quem mais ganhou dinheiro no mundo como esportista. Seu pai era carregador de tacos, e ele ia ao trabalho acompanhando o pai, durante 16 anos, aproximadamente, ele treinou golfe, todos os dias, e quando ele ganhou seu primeiro campeonato, disseram que ele tinha muita sorte. Não de forma intencional, ele mostrou que não tinha nada  a ver com sorte, pois após vencer consecutivamente todos os campeonatos que se inscrevia, resolveu ficar um ano sem treinar, e com isso, teve um ano desastroso. O talento, o desejo, são importantes, obviamente, mas a prática é imprescindível. Tudo que fazemos na vida necessita de prática, e claro que com orientação chegamos lá. See you!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *