Liderança, decisões e negligência.

Os lideres competentes em geral são negligentes, e lamentavelmente nem sempre percebem isso. Um sinal claro é a insistência em aumentar o volume de trabalho para sentir-se melhor, mais produtivo; contudo, essa possível solução é uma armadilha, que compromete ainda mais sua eficácia e potencializa sua negligência.

Nas conversas com clientes, a imensa maioria lideres muito competentes, os relatos são unânimes quando pergunto sobre os resultados obtidos em seus negócios,  pois são positivos ou bem acima do planejado, porém a unanimidade também se dá quando provoco sobre qual a negligência que ele comete repetidamente. A reflexão se dá acerca da família, da qual têm fotos sobre a mesa, para lembrar-se deles, ou da saúde, pois consulta o médico ou dentista apenas quando sente dor, ou mesmo da espiritualidade, que é praticada exclusivamente nos momentos de desespero. As expressões de espanto traduzem o quanto são imperceptíveis e aceitáveis pela sociedade essas negligências, que infelizmente atingem de forma certeira a vida de todos nós.

Sempre que um Líder deixa de tomar a decisão correta, desconsiderando as  reais prioridades, o desequilíbrio ocorre, e em seguida a clássica justificativa de que estava sem tempo, que na maioria das vezes é apenas uma forma de buscar validação por uma escolha errada, ou mesmo na resposta rápida a uma questão que necessitaria uma avaliação mais abrangente. Deixar o filho anoitecer na escola por esquecimento, faltar a uma apresentação artística ou reunião de pais, cancelar uma consulta médica, adiar o inicio da academia ou de um curso, postergar as férias com a família, cancelar jantares e cafés com amigos dentre outras, são decisões que tomamos cotidianamente sem perceber o prejuízo que esse acumulo nos trará.

Acredito em revisão e definição mais claras dos reais valores que temos, profissionais e pessoais, no planejamento e gestão de tempo em consequência de agenda, para por fim chegarmos à decisão que é esperada de um bom Líder. Certamente podemos fazer mais e melhor, decidindo de forma célere, inteligente e equilibrada. See you!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *